5 dicas para exportação em STEMS

Primeiramente você deve ter em mente o seguinte:


1– Nem todas as pistas necessitam de exportação em LR. Como por exemplo o baixo e/ou vocal principal, nesses casos podemos exportar arquivos mono já que geralmente ficam ao centro da mixagem. A não ser que você esteja fazendo algum tipo de experiência ou mixagem diferente do tradicional.
2 – Toda pista que possui ajustes no panorama, devem por obrigação ser exportados em LR, do contrário você perderá tais ajustes. Como por exemplo uma guitarra base que foi gravada duas vezes e teve cada uma das faixas direcionadas para o L e R respectivamente. Neste caso podemos exportar um único arquivo LR com as duas faixas juntas.
3 – Nada impede que você “misture” previamente duas ou mais faixas distintas, como o piano e strings na hora de exportar. Desde que esses itens tenham papel semelhante na mix (mais ao fundo por exemplo).
4 – Tente “isolar” pistas que tenha “personalidade” na sua mixagem, pense como se fosse o ator principal, esse é um forte candidato a sofrer posteriores ajustes de mixagem. Já que geralmente estão bem a frente.

5Todas as pistas devem ser exportadas com todos os seus processamentos, de forma que ao abrir os STEMS em um outro projeto, tenhamos exatamente a mixagem original como resultado.

Existem diversas formas de preparar a exportação
Uma delas é criar sub grupos na mix, e endereçar suas pistas para cada uma delas e exportar apenas os Sub grupos no menu de exportação do seu software. Ou de um modo mais artesanal, solar as pistas e fazer a exportação uma a uma.
Masterização em STEMs
Uma dica simples de como escolher “o que vai junto com o que“, você verá no seguinte rascunho de mixagem de exemplo:

Baixo – Mono
Vocal Principal – Mono
Bateria – LR
Backing Vocals – LR
Guitarra Base – LR
Guitarra Solo – Mono
Teclados – LR
Strings – LR

Mas como dito antes, podemos misturar previamente alguns itens antes da exportação, seguindo o exemplo acima, vamos fazer da seguinte forma:
Baixo – Mono
Vocal Principal – Mono
Bateria – LR
Guitarra Base – LR
Guitarra Solo – Mono
Teclados/Strings/Backing Vocals – LR

No exemplo, fizemos uma “pré-mixagem” dos Teclados, Strings e Backing Vocals antes de exportar, pois na mixagem em questão, essas não são pistas que se sobressaem em comparação aos outros elementos.

Outros exemplos

Muitas vezes não inserimos o efeito diretamente na faixa, mas sim, criamos pistas de efeitos e enviamos uma parte do sinal (via send) para essa pista de efeito (prefiro dessa forma). Neste caso podemos ter um exportação LR desses canais separados também. Tendo assim o LR dos efeitos de Reverb e Delay. Que podem ser “pré-mixados” no LR dos Teclados, Strings e Backing Vocals.

Formato de exportação
Sempre utilize no minimo: 24bit/44.1. Será mais que suficiente, nunca utilize nada abaixo disso.

Considerações Finais

Essas são dicas que sigo, não significa que são regras, Nada impede que você exporte um LR de uma pista mono. Ou isolar pistas diferentes das citadas acima, mas acho interessante sim, ter como base a presença de cada pista, quanto mais marcante e presente ela for, maior a chance de ser exportada separadamente, facilitando assim a masterização.

Gostou do artigo e gostaria de enviar sua faixa para masterizar em STEMs?
Então veja o tutorial: “Envie sua mixagem via Dropbox