A importância da referência na Masterização

Sempre defendo o uso da referência na hora de masterizar, neste artigo irei “ilustrar” a masterização com a utilização de 2 referências distintas.

Antes iniciar meu trabalho em uma masterização, ouço primeiro a referência e faço uma especia de aquecimento (leia: 3 coisas pra se fazer antes de iniciar a masterização). Pois ela não só diz onde você está, como também mostra a direção a seguir. Acompanhe o artigo:

Exemplificando

Na imagem principal do artigo, vemos vários círculos, sendo 1 preto rodeado de círculos vermelhos, e um segundo círculo preto rodeados de círculos laranjas (Nossa, serio?).

Imagine que a música que iremos masterizar sejam os círculos pretos, e os círculos vermelhos e laranjas, são as nossas referência. Neste exemplo iremos referenciar apenas os agudos.

Faça o curso de Masterização Pro Mastering, ficou curioso? Acesse este link.

Referencia 1 (Vermelho)

Imaginando que o vermelho é nossa referencia para os agudos, você entende que nossa musica, precisa de um “Boost” nos agudos. Pois em comparação como a referencia, nosso nível de volume nas altas frequências está abaixo do volume da referencia.

 

Referencia 2 (Laranja)

Por ouro lado, se usarmos a segunda referencia, com a mesma faixa do exemplo anterior (círculo preto) que antes necessitava de agudos, agora em teoria estaria muito aguda ou estridente demais, necessitando de uma atenuação nesta região.

 

Parece obvio?

Esse artigo pode parecer óbvio demais no primeiro momento, mas pense de maneira técnica. Você já deve ter visto esta imagem que ilustra nosso artigo, se não viu ainda, vou explicar.

Está imagem foi criada por: “Hermann Ebbinghaus” para testes de inteligencia. Repare que os círculos pretos tem exatamente o mesmo tamanho (veja imagem abaixo para comprovar) porém, nosso cérebro, sempre usa o que esta ao redor para definir o tamanho/cor/temperatura de qualquer coisa. Logo, O MESMO CIRCULO (MESMA MIXAGEM) pode parecer menor se comparado com círculos maiores ou maior se comparado com círculos menores, mesmo tendo exatamente o mesmo tamanho.

Repare que os círculos tem exatamente o mesmo tamanho.
Repare que os 2 círculos pretos tem exatamente o mesmo tamanho.

Conclusão

Não podemos dizer que nossa mixagem que será masterizada, necessita ou não de agudos, sem antes fazermos uma comparação, ou seja, usar uma referencia para tal.

Caso você tome decisões neste trabalho sem referencia-las, estará fazendo uma masterização artística, ou seja, usando sua audição crítica para criar ou definir algo. Porém sem a certeza de que estará dosando adequadamente suas ferramentas.