Até que ponto o digital imita o Analógico

Uma boa pergunta, até que ponto o digital consegue se igualar ao analógico. Você sabe?

Existem hoje no mercado, diversas versões digitais de equipamentos antigos e consagrados, muitos deles com mais de 20 anos de existência e ainda em atividade. Equipamentos que um dia foram (e ainda são) sinônimo de status em estúdios de médio e grande porte.

Nos dias de hoje esses mesmos equipamentos são simulados digitalmente no computador, prometem fazer exatamente o que o analógico faz, em todos os sentidos. Agudos precisos no caso dos equalizadores. Compressão idêntica ao analógico no casos dos compressores. Muitos simulam até mesmo o mesmíssimo nível de ruido do equipamento real.

Mas existe um pequeno detalhe que veremos mais abaixo, que é pouco conhecido. Vamos usar o compressor 1176 como primeiro exemplo:

universalaudio_1176ln
Compresor – Universal Audio 1176

 

projeto-1176
Plugin VST – CLA76

 

Qual a diferença entre esses dois mundos, o Analógico é o Digital?

A resposta é muito simples, o Compressor Analógico e o Plugin CLA-76 tem exatamente a mesma sonoridade. O mesmo nível de ruído. A mesma taxa de compressão e assim por diante se forem comparados. Mas…. o equipamento analógico sofre com a ação do tempo, seus componentes internos envelhecem, capacitores, resistores, fontes e logicamente, as válvulas.

O resultado disso é que a sonoridade do equipamento analógico vai mudar, não me refiro a perca da qualidade, mas sim mudança de timbre, variação na taxa de compressão, Imput/Output, etc…

Ou seja, você não terá precisamente o mesmo som do Estúdio que você viu o equipo, pois com certeza ele já deve ter muitos tempo de uso e aquela sonoridade será exclusiva daquele equipamento. Isso mesmo, cada equipamento com o tempo adquire um sonoridade particular, assim podemos dizer que cada estúdio terá seu som.

No caso do digital, teremos o mesmo som sempre. Ou seja, meu plugin CLA-76 tem o mesmo som do CLA-76 de qualquer profissional no mundo (obvio né?) . Já o Universal Audio 1176 será minuciosamente diferente em todos os estúdios do mundo.


Todas essas dicas você confere no curso Pro Mastering, confira.

Tá, mas diferente quanto?

Como dito acima, essa diferença é pequena, imagine um equalizador, nas mesmas situações do exemplo acima. No caso do equalizador analógico, podemos ter pequenas diferenças nos agudos por exemplo. Um pode alterar o som, deixando mais abafado mesmo com os controles em flat. Ou outro pode te dar um pequeno realce nos médios, mesmo em flat. Quem já trabalhou com analógico sabe que os equipamentos analógicos mudam o som só pelo simples fato de passarem por ele. Algo que também e simulado pelos plugins. Experimento você também, compare o plugin ligado (em flat) e em bypass.

Mas respondendo a pergunta, essa diferença é bem pequena, e pode variar de acordo com cada equipamento e o cuidado com ele.

Visão dos componentes do "Massive Passive EQ"
Visão interna, mostrando todos componentes do “Massive Passive EQ”
manley, analógico
EveAnna Manley, a mulher por trás dos equipamentos da manley comparando o Analógico e o Digital do: “Massive Passive EQ”

Finalizando

O intuito deste artigo não é dizer qual é melhor, mas sim explicar que pode sim ter pequenas diferenças entre os dois, espero que entendam isso.

Comentem, deem sua opinião.