Bug: Pro Tools 10 com Plugins da Waves no Windows

Acredito que muitos já tiveram este problema, pensando ser erro do próprio Pro Tools. E como sou “recém-migrado” para está DAW, também não fiquei de fora, e depois de muita pesquisa cheguei a esta solução.

O Bug/Problema

Ao abrir uma sessão de mixagem e ou masterização no Protools tudo ocorre bem, até que salvamos nosso projeto. Os plugs começam a ter ajustes diferentes do que fizemos e muitas vezes com “dígitos” que não podem ser ajustados por nós. Como por exemplo o L2. Imagine que você deixou o plugins com os seguintes ajustes:

Threshold: -10
Ceiling: -0,2

Tudo vai bem, até você salvar e fechar o projeto. Ao abrir novamente, simplesmente o Pro Tools não funciona corretamente, não sendo possível ouvir nada no canal onde o L2 foi inserido, e ao verificar o plugin, os seguintes ajustes foram modificados (exemplo):

Threshold: -99999999…
Ceiling: 9999999…

Ajustes do L2 da Waves no Pro Tools

A causa
Ao fazer uma vasta pesquisa na internet, entendi que esse é erro é causando pelo pacote Waves quando usados no Pro Tools em um sistema operacional Windows que seja de idioma diferente do Inglês… ufa… (faltou folego). Como disse anteriormente é algo muito estranho, mas repito, não é um problema do windows ou Pro Tools, mas sim dos Plugins da Waves.

Resolvendo o problema
Siga os 9 passos:

  1. Clique com o botão direito no “Relógio do Windows
  2. Clique em: “Ajustar data/hora
  3. Na janela que abrir, clique novamente em: “Alterar data e hora
  4. Depois vá em: “Alterar configurações de calendário“.
  5. Vá até a aba “Números” e substitua o conteúdo pelos descritos nos passos abaixo (dentro do parenteses):
  6. Em “Símbolo Decimal” coloque “ponto (.)”
  7. Em “Símbolo de agrupamento” coloque “virgula (,)”
  8. Já em “Separador de listas” substitua por “virgula (,)”
  9. Clique em “OK” e em seguida “Aplicar” e reinicie o computador.

Importante

Caso você já tenha um projeto com este problema, a dica acima não irá faze-lo funcionar novamente, já que ele foi salvo com os Plugins ajustados daquela forma, sendo necessário remove-lo e colocar o Plugin novamente. Se mesmo assim não funcionar, você terá que iniciar seu projeto novamente. Os passos são para o Windows 7, os caminhos podem mudar de acordo com sua versão.

Espero ter ajudado os novos usuários do Pro Tools que assim como eu, tiveram este problema.