Grande Duelo de DAWs – Capitulo 1

Neste artigo inédito, teremos uma comparação da mixagem/pré-masterização de uma mesma faixa (em STEMs) em diferentes DAWs, sendo elas: Pro Tools, REAPER, Fruit Loops, Cubase e Live.

Apesar do título do artigo, neste duelo não teremos um vencedor, a intenção é simplesmente comparar o produto final das DAWs em cada uma das 4 situações citadas abaixo e provar definitivamente que no mundo digital não há diferenças entres os softwares.

Capitulo 1Apresentação, Mixagem Estática e Exportação
Capitulo 2Gravando o retorno da Mixagem (print)
Capitulo 3Automação, Inserção de Plugins e Exportação
Capitulo 4Pré Masterização

Apresentação
Confira a seguir todas as informações antes de iniciarmos o “Grande Duelo” entre as DAW’s.

As DAWs e versões utilizadas
Nesse duelo teremos as seguintes versões:

  • Avid Pro Tools 10.3.7
  • Cockos REAPER 4.55
  • Image-Line Fruit Loops 11.0.3 (demo)
  • Steinberg Cubase 7.0.5  (demo)
  • Ableton Live 9.0.6  (demo)

Como será a analise
Utilizarei o Sound Forge 11 (SF11), para analisar e tirar prints da onda de áudio gerada pelas exportações, que serão feitas em 16bits/44.1, e em seguida abertas no SF11 sem qualquer tratamento após serem exportadas. Em todas as etapas teremos prints para comprovar os ajustes citados em cada passo e deixar claro que todos tiveram o mesmo tratamento.

A faixa a ser mixada
Foram utilizados os 25 segundos finais dos STEMs da faixa Given Up – Linkin Park (em breve disponível em sessão Multipista/STEMs), editados préviamente através do SF11. Todas as DAWs receberam os mesmos arquivos que estavam em WAV 16bits/44.1. Os STEMs estavam separados em 4 faixas da seguinte forma:

  • Bateria
  • Baixo
  • Guitarras
  • Vocal e Instrumentos adicionais (mesma pista)

Mixagem estática
Após abertas todas as DAWs tiveram o mesmo ajuste no mixer, que no caso todas ficaram em 0db. Sem qualquer ajuste entre vocal e guitarras ou bateria e baixo. ABSOLUTAMENTE ESTÁTICO.

Prints das pistas e mixer

Cubase 7.0.5
Fruit Loops 11.0.3
Live 9.0.6 (pistas)
Live 9.0.6 (Mixer)
Pro Tools 10.3.7
REAPER v4.55

Mixagem Estática e Exportação
A seguir teremos o resultado das mixagens de cada uma das DAWs.

Audição
Disponibilizei o link de cada exportação, assim você pode fazer o download e fazer sua própria avaliação quando quiser. Cada arquivo tem aproximadamente 4.4mB.

Cubase

Fruity Loops

Live

Pro Tools

REAPER

Teste do cancelamento de fase
Caso queira fazer seu próprio teste, baixe todos os arquivos e abra-os em sua DAW. Deixe em “solo” as duas pistas que quer comparar, em uma delas, inverta a fase. Sendo arquivos praticamente idênticos, teremos um cancelamento, tendo assim mais uma prova que todos os áudios são iguais.

Prints e Analise técnica no Sound Forge
Abaixo você confere um serie de analises e prints para comparação dos resultados desta etapa.

Prints
A seguir temos o print em tela cheia para comparar a onda de um modo geral, e o print em Zoom de 3:1. do inicio do arquivo de audio.

Cubase

Print tela cheia Cubase
Print Cubase Zoom 3:1

Fruity Loops

Print tela cheia Fruit Loops
Print Fruit Loops Zoom 3:1

Live

Print tela cheia Live
Print Live Zoom 3:1

Pro Tools

Print tela cheia Pro Tools
Print Pro Tools Zoom 3:1

REAPER

Print tela cheia REAPER
Print REAPER Zoom 3:1

Analises através do comando “Statistics” do Sound Forge
Nesta etapa analisaremos somente os Picos e RMS.

CUBASE Canal Esquerdo Canal Direito
RMS (dB) -19,649 -19,708
Picos (dB) -3,074 -3,691
Fruity Loops Left Channel Right Channel
RMS (dB) -19,568 -19,626
Picos (dB) -3,075 -3,691
Live Left Channel Right Channel
RMS (dB) -19,565 -19,623
Picos (dB) -3,074 -3,691
Pro Tools Left Channel Right Channel
RMS (dB) -19,565 -19,623
Picos (dB) -3,075 -3,690
REAPER Left Channel Right Channel
RMS (dB) -19,733 -19,79
Picos (dB) -3,074 -3,691

Conclusão – Capítulo 1
Muita gente me questionou sobre este artigo, dizendo que não tem sentido fazer tal comparação ou que não é a maneira correta, etc… Mas entenda que muitos ainda estão começando sua “carreira” no mundo do áudio, e tem diversas duvidas sobre qual DAW escolher ou “qual o melhor?“, aliás… quem de nós nunca teve?

Que tal você mesmo tirar suas conclusões? Faça o seu comentário e deixa este duelo ainda melhor.

Atualizado em: 13/11/2013