Posicionando seus Monitores de Referência

Vejamos o porque
Faça a seguinte experiência: Coloque pra tocar uma musica em volume médio, que você conheça muito bem, que seja realmente sua referencia para esses tipos de testes. Pegue seu Monitor de Referencia (denominado daqui pra frente como: MR) e fique de frente pra ele. Vá girando seu MR aos poucos para um dos lados. Você irá perceber que com o minimo de movimento você começa a perder agudos e em seguida os médios. E por consequência, se tem a impressão de estar destacando os graves. Seria como se você estivesse equalizando sua Mixagem ou Masterização com um simples movimento de seu MR. Simples e incrível não acha? www.djlex.com.br
Se pesquisar sobre as frequências que o ouvido humano pode ouvir (20hz a 20.000hz), você vai aprender e entender que cada frequência se comporta de maneira diferente em cada ambiente e situação.
Por exemplo: O graves são os mais difíceis de controlar e atravessam ambientes com facilidade, porque fazem tudo vibrar, inclusive as paredes, por consequência o som é transmitido de uma sala para outra. O Woofer (responsável pelas baixas frequências) não precisa estar apontado diretamente pra você para que ouça os graves. Dependendo da situação nem mesmo precisa estar no mesmo ambiente. Mas a medida que “caminhamos” pelo espectro (logicamente em direção as frequências mais altas, os agudos) percebemos que o som começam a se tornar refletivo (por isso ocorrem as reverberações) e facilmente direcionadas.www.djlex.com.br  A consequência disso é que são facilmente bloqueadas ou anuladas.
Depois da experiência podemos concluir que se nossos MR não estiverem direcionados aos nossos ouvidos (principalmente o twitter) corremos os risco de fazermos uma equalização absolutamente desnecessária da musica. Seguindo o exemplo da experiência, automaticamente você aumentaria os agudos e talvez um pouco dos médios, isso se não resolver reduzir os graves. Tudo por causa de um mau posicionamento dos MR.

Mãos a obra!
Pra resolver esse problema é preciso decidir antes de mais nada onde você vai ficar.
O Posicionamento entre os MR e você deve ser pensado antes de começar as mudanças

1 – A antiga dica de se formar um triangulo com os MR e você é válida e sempre aconcelhada, desde que você os direcione aos seus ouvidos.
2 – Não estar exatamente ao centro pode implicar em um mal julgamento quando o assunto é o panorama. Tenha a certeza de estar posicionado exatamente entre as caixas. Pois quando você for fazer ajustes de panorama, poderá “trazer” sua pista erroneamente para um dos canais (Esquerdo ou Direito) com a intenção de centraliza-lo
3 – A regra de estarem exatamente a altura dos ouvidos pode ser quebrada, porque não. Desde que se respeite a dica anterior. Direciona-los a você. Porém se o MR estiver muito acima de sua cabeça, de nada adiantará direcionado a você, já que as reflexões serão tão grandes quanto o som direto.
4.1 – A distancia entre os monitores também é importante e deve ser levada em consideração. Se afasta-los demais você vai acabar ouvindo bem mais as reflexões do ambiente do que o som que sai diretamente do MR. Por outro lado, se estiverem muito próximos um do outro, você acaba perdendo a noção de estéreo. E mais uma vez acaba fazendo fazendo ajustes desnecessários.
4.2 – Para decidir o posicionamento, ouça musicas que já conheça e faça teste entre as opções que foram citadas neste artigo.

Lembrando que:

Se você se movimentar muito para os lados, acaba “saindo do foco” dos MR, e por consequência poderá fazer julgamentos errôneos em relação a musica, mesmo depois de ter feito as devidas correções de posicionamento. Por isso, sempre que for realizar uma equalização, antes tenha a certeza de estar bem posicionado em relação aos MR

Também existem os problemas de reflexão da sala, eles serão minimizados com o correto posicionamento dos monitores de referencia, leia os artigos a seguir:

Teste as Reflexões da sala com o sinal MATT
Conheça alguns itens para tratamento acústico

Atualizado em 07/10/2012