Conheça alguns itens para tratamento acústico

Primeiramente não confunda: Tratamento Acústico com Isolamento Acústico!

 

Tratamento Acústico:

Tratar a sala significa fazer pequenas correções referente as suas deficiências, sejam elas simples reflexões nas altas frequências (Agudos) ou ondas estacionárias que “estendem” as baixas frequências (Graves).

 

Isolamento Acústico:

Basicamente consiste em isolar o ambiente interno do externo. Impedindo que o som interno saia, e o externo entre. Geralmente usam-se estruturas pesadas na construção destes ambientes, como portas e paredes mais grossas e pesadas que o comum.

 

Sabendo dessas informações, então conheça algumas formas de tratar sua sala acusticamente:

 

Bass Trap

Nas fotos a seguir, são os Bass Traps. Traduzindo: armadilha de graves. Eles geralmente são fabricados de acordo com deficiência da sala, ou seja, se sua sala tem problemas em 120hz (exemplo), eles são sintonizados nesta frequência para que as ondas sejam “pegas” por eles, como se fossem realmente uma armadilha, evitando ondas estacionárias na frequência desejada. Existem vários formatos e tamanhos, sendo utilizados em diferentes posições da sala, mas sempre com o mesmo objetivo.


 

Difusor Acústico

Nas imagens abaixo você confere o Difusor. Tem a função de “espalhar o som”. Ou seja, quando as ondas sonoras atingem sua superfície elas são devolvidas ao ambiente em diferentes direções, evitando reflexão direta ao ouvinte. Também existem vários formatos e tamanhos.


 

Espuma Acústica

Abaixo, a opção mais conhecida de todas, a espuma acústica, presente em praticamente 100% dos estúdios, profissionais ou não! Consegue impedir as reflexão das altas frequências com facilidade, de simples instalação, vários tamanhos e cores. Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário estar em todo o ambiente.


 

Considerações finais

Você deve ter percebido que tratar uma sala, significa perder bastante espaço físico, quase que inviável para um Home-Studio, já que o espaço é quase sempre o ponto fraco. Um bom exemplo de consumo de espaço são os Bass Traps, que existem em diferentes tamanhos e formatos, adaptando-se ou não a estética da sua sala. Por isso os estúdios profissionais são construídos já pensando em diminuir esses posteriores justes.

As imagens acima enchem nossos olhos de esperança, afinal, ter uma sala grande e tão bem tratada acusticamente é o sonho de qualquer amante da boa música. Mas mesmo em um ambiente pequeno e com poucos recursos é possível SIM ter um ótimo resultado. Uma boa dica é:

Conhecer muito bem sua sala, e suas deficiências

 

Alguns problemas são facilmente contornados com dicas simples, e poucos materiais a serem comprados. Porém tome cuidado, na internet existem muitos mitos não desvendados. Se alguém cogitar a possibilidade de se usar caixas de ovo… corre que é furada!

Com certeza você já ouvir a frase: “Os Home-Studios de hoje, tem muito mais tecnologia e recursos do que os Beatles nos anos 60”. Podem ter certeza que sim, então mãos a obra!

Confira o artigo: Teste as reflexões da sala com o sinal MATT para descobrir as frequências de devem ser tratadas em sua sala.

Aprenda a posicionar seu monitores de referencia no artigo: Posicionando seus Monitores de Referência