Teste as Reflexões da sala com o sinal MATT

No áudio que será disponibilizado logo abaixo, temos o Sinal MATT. São pequenos sinais crescentes (picotados), que vão de 20/30hz até aproximadamente 800hz. Composto de um sinal e um intervalo de silencio, seguindo nesta sequencia até os 800hz. Mas, “Porque o sinal vai só até 800hz?”

Simples! As frequências mais altas são facilmente controladas com as espumas acústicas. E dificilmente são problema quando o assunto é tratamento acústico.

Antes de realmente ouvir o sinal, conheça graficamente como ele é na imagem abaixo: teste-as-reflexoes-da-sala-com-o-sinal-matt

1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1

Legenda:
” 1 ”  = Sinal
” 0 ”  = Silêncio

Essa sequencia de sinal e silencio são feitas em intervalos bem curtos (conforme imagem acima)

Enfim, ouça o Sinal MATT

Após ouvir com os fones, faça o teste com seus monitores, de preferência no mesmo nível de volume que você costuma mixar ou masterizar. Se sua sala apresentar problemas, você ouvirá algo semelhante a isso:

1 0 1 0 1 1 1 1 1 1 1 0 1 0 1 1 1

Legenda:
” 1 ”  = Sinal
” 0 ”  = Silêncio

Ou seja, onde deveria ter um breve silêncio, ouvimos a reflexão do sinal anterior, tendo a impressão de “atropelamento” ou “2 sinais ao mesmo tempo“, constatando que sua sala tem deficiência em relação a reflexão.

Se preferir, faça o download do Sinal MATT no link abaixo:

Teste Sinal MATT – Link1 Link2 Link3

Testando a sala

Para saber quais as frequências problemáticas, baixe o sinal e reproduza em seu software favorito, insira um analisador de espectro no canal master , e acompanha a evolução, quando perceber a reflexão pause imediatamente o analisador e descubra a frequência a ser tratada.

Um bom analisador de espectro é o Spectrum Analyzer. Totalmente Freeware e disponível para download no link:
audiodowns.blogspot.com.br/2012/09/spectrum-analyzer-vst-analizador-de.html

Uma outra maneira de analisar sua sala, é gravando o retorno dos monitores com um bom microfone (Quando digo bom, quer dizer bom mesmo), e comparar com a onda original. Mais trabalhoso mas você terá a “impressão digital” da sua sala em um arquivo WAVE.
Boa medição, até a próxima!

Confira os artigos:
Conheça alguns itens para tratamento acústico
Posicionando seus Monitores de Referência