Controlando as reflexões primárias

Se você não fugiu da escola vai lembrar que: “o angulo de incidência é igual ao angulo de reflexão”

As reflexões primarias são facilmente encontradas com base no angulo de incidência e reflexão. Observe a imagem a seguir:

Legenda:
Flecha verde: Som direto.
Linhas Azul e Vermelha: Reflexões primarias.
Pontos Verdes: Pontos de incidência do som.

Os desenhos ovais na cor verde nos cantos são os pontos de incidência, eles são os “vilões” que devem ser combatidos (……). Geralmente são tratados com espuma acústica (leia esse artigo) para absorver as altas frequências.
Há diversas formas de encontrar esses pontos. Se você não gosta de matemática, utilize um espelho e faça o seguinte:
Fique sentado em frente aos monitores, como costuma fazer normalmente. Com a ajuda de uma outra pessoa, peça para ela segurar um espelho próximo da parede na mesma altura dos monitores e aos poucos ir se movimentando para os lados. Quando você conseguir visualizar um de seus monitores, significa que você encontrou um dos pontos, repita esse procedimento para a parede do fundo. (a suas costas).
Dica: se sua sala estiver “montada” como no desenho. Basta descobrir os pontos de uma das paredes, e copia-las para a outra.

Após o tratamento sua sala deverá ficar como na imagem abaixo:

Legenda:

Flechas Verdes: Som direto.
Linhas Azul e Vermelha: Reflexões primarias.
Pontos Amarelos: Espuma acústica ou outro material.

Aposto que você esqueceu do Chão e o Teto. SIM eles também devem ser calculados e tratados!

Legenda:
Flecha Verde: Som direto.
Linhas Vermelha: Reflexões primarias.
Pontos Verdes: Ponto de incidência do som.

Estenda o seguinte…

As ondas sonoras não seguem uma linha perfeitamente reta. ao redor delas também se propagam o som mas em intensidade diferente devido ao angulo aberto, logicamente na direção dos falantes encontra-se boa parte das ondas, por isso existem as reflexões primarias.
Existem muito materiais para se controlar ou até mesmo acabar com esse problema. A mais conhecida, como dito no artigo anterior é a espuma acústica. Porém você pode utilizar materiais semelhantes no seu home estúdio para realizar essas “correções” (Tire a caixa de ovo da cabeça!!).
Um colchão é um bom exemplo como solução, recortando em tamanhos e/ou formatos diferente você poderá até mesmo deixar sua sala esteticamente mais bonita. Logicamente você vai dar um trato nele antes de fixa-lo na parede não é?
A Reflexão do chão pode ser facilmente solucionada com um grande tapete, inclusive boa parte da reverberação da sala será absorvida por ele, Eu particularmente utilizo um tapete grande e bem peludo, com pouco mais de 2cm de altura. E a diferença causada por ele é notavelmente incrível
Já as reflexões do teto pode ser um problema se sua intenção é improvisar. Fixar qualquer coisa lá será uma missão quase impossível. Porém utilizando a criatividade você pode sim tratar essa região da sala. Em alguns estúdios, tem-se um difusor, que refletirá as ondas em diferentes direções “quebrando” boa parte de sua energia. Caso tenha tratado os outros pontos da sala, provavelmente o teto não necessite de tanta atenção, podendo ser ignorado. Faça seus testes!