3 dicas para deixar sua mixagem mais leve na DAW

Antes de começarmos…

Procure conhecer e aproveitar ao máximo o sistema de Roteamento/Envio/Efeitos/Grupos (Router/Send/FX/Groups) da sua DAW.

Mixer Pro Tools
Mixer Cubase 7
Mixer Ableton Live
Mixer Samplitude
Mixer REAPER
Mixer REAPER

Vamos as dicas:

1 – Se você costuma utilizar efeitos semelhantes em muitas pistas, como o reverb por exemplo. Crie um canal de efeitos (FX) e insira o reverb somente nele. E em todas as pistas que você desejar o efeito reverb (desde que seja com o mesmo ajuste), envie (Send) o sinal para o canal FX de reverb, e vá “dosando” de acordo com a sua ideia original. Assim você poupa seu processador de diversos trabalhos de processamento semelhantes. Aproveitando o principio dessa dica. Crie também pistas FX de delay e/ou outros efeitos que costuma utilizar.

2 – Ainda nos efeitos. Se você tiver uma pista que utilize um determinado efeito apenas num momento da musica. Faça o Seguinte: Crie uma pista paralela logo abaixo da faixa original, e nela recorte e cole o trecho que terá esse efeito. Com isso você evita que sua pista original necessite de Automação e fique com um plug em stand by.

3 – Para evitar uma automação de volume de muitas pistas ao mesmo tempo, como uma bateria acústica microfonada. Crie um Grupo (Group) e envie (Router) o sinal direto a esse grupo de todas as peças da bateria. Isso facilita não só a automação e inserção de efeitos como também na equalização e o controle de todas as peças com um único Fade. Utilize este mesmo principio para agrupar todos os vocais, Violões, etc…

“Uma outra forma conhecida e muito utilizada para descongestionar o processamento na hora do play, é simplesmente aumentar a latência da sua interface, com isso seu sistema terá tempo suficiente para processar todos os efeitos sem “engasgar”, sem contar que você não terá prejuízo nenhum mesmo com esse pequeno atraso. Diga-se de passagem, latência baixa só é útil na hora de gravar e nada mais.”

Existem diversas maneiras de se chegar a um bom resultado na mixagem, essas 3 dicas simples iram deixar sua mixagem não só mais leve como também mais organizada. Aproveite também o sistema de pastas (se existir), para visualizar somente as pistas que estão em foco no momento.
Os nomes citados neste artigo (Router/Send/FX/Groups), podem variar ou nem existir de acordo com o software utilizado, por isso digo que é importante conhecer bem o seu sequenciador.

Mais dicas? Deixe seu comentário!

Atualizado em: 26/02/2014