Afinal, o que um Produtor Musical faz?

Se o produtor está em um trabalho de uma banda experiente não só em shows mas também no estúdio. Ele é praticamente um “ouvinte”. Pois a banda já entra no estudio com inumeras ideias tanto nas letras e arranjos (Pré-produção) como na pós produção, já pensando na divulgação do trabalho que acaba de ser iniciado.Imaginem as situações a seguir:

Neste caso o produtor acaba apenas lapidando as ideias da banda e selecioando os melhores Takes de cada faixa, opinando aqui e ali, não sendo necessário sua intervenção para contratação de musicos para complementar o trabalho (Ou até ele mesmo participando como tal). A Banda por sua vez participa e dá varias sujestões no momento da mixagem de cada musica. Realmente um belo trabalho em conjunto. Até mesmo no momento da Master, a banda também escolhe com qual profissional será masterizado e aprova (ou não) as amostras recebidas, e definem juntos o destino da master para reprodução.

Mesmo neste perfil de trabalho, o produtor é responsável SIM pelo projeto e permite ou não tais opiniões, ideias ou criticas.

Em contra partida…

Imaginando uma banda em início de carreira, com poucos ou nenhum show, inexperiente em estúdio (Primeiro CD) e sem nenhuma visão de pós produção. Temos então um outro perfil de trabalho, e mais demorado.
O produtor avalia faixa a faixa e faz modificações nas letras para permitir e melhorar a pronuncia e inteligibilidade das palavras, troca de arranjos para que se encaixe no estilo e sonoridade buscada pela banda, porém com o concentimento dela. Enfim… um trabalho duro de pré-produção.
Muitos Takes de cada instrumento que nem sempre são perfeitos, sendo necessária uma montagem de diversos Takes em um unico. Vocal com necessidade de afinação, também é algo que demanda muito tempo. Em alguns casos são necessários a contratação de outros músicos para complementar o trabalho, ou até mesmo a participação do produtor com uma “guitarra base” ou um baixo que necessite de uma correção (na ausencia do musico).
Após as gravações, a mixagem acontece sem muitas intervenções. Sendo feita mais rapidamente (e sem segundas opniões). No momento da Master a banda acaba deixando a aprovação para o produtor (Eu particularmante recomendo a audição e aprovação de todos). Por fim o produtor envia a master para reprodução a um parceiro já conhecido.

Finalizando…

O papel do produtor, como dito acima, depende muito da banda/musico em questão. Influenciando não só no preço da produção e tempo para concretizar o trabalho, como também no resultado final.

Um produtor não precisa necessáriamente ser um mestre e saber tocar todos os intrumentos

Porém, existem produtores que preferem fazer tudo sozinho, isso mesmo, TUDO. Desde a Pré-produção até a Master (Leia o artigo sobre masterizar sua própria mixagem). necessitando apenas (e logicamente) do vocalista. Isso acontece muito com produtores que tem receio de entregar a sua reputação nas mãos de musicos/bandas inexperientes. Afinal de contas, se tivermos um bom trabalho, merito da banda, do contrário a culpa é do estúdio/produtor (será?).

Você tem outra visão? Compartilhe!

Um vídeo só para descontrair: O verdadeiro trabalho de um engenheiro de som

Artigo atualizado em: 17/01/2013