10 Dicas fundamentais de Mixagem

Confira 10 ótimas dicas de Mixagem que faço uso em meus trabalhos e tenho obtido ótimos resultados. Coloque estas dicas em pratica e com certeza você e seu trabalho serão beneficiados.

01-ENTENDA SOBRE O ESTILO MUSICAL

Peça ao seu cliente o CD da banda em que se espelha ou pelos ao menos uma musica que se espelha no estilo ao qual vai mixar! Repare nos instrumentos, como eles são timbrados, como é a mixagem deles (tem muito baixo, pouco baixo, bumbo “Quicado”, caixa mais aguda, enfim). Busque a máximo “imitar” esse som, tenho certeza que seu cliente ira gostar, pois esse som já esta em seu “sub consciente”. Ele entende por Bom, tudo o que se assemelha a banda ou astista em que se espelha, por isso capriche. Quando digo isso, não é para fazer uma copia e sim para você manter o estilo.

02-OUVIDOS DESCANSADOS

É recomendado mixar logo quando você acorda, já que seu aparelho auditivo está descansado e mais sensível. Não fique mais de 2 horas ouvindo a mesma coisa, com o tempo o cérebro já começa a criar “atalhos” para que você não perceba mais nada. Aquela nota errada vai passar desapercebida, não adianta. Evite também mixar a mesma coisa em dias seguidos, deixa um espaço para poder refrescar a mente e poder consertar o que eventualmente pode estar errado.

03-APRENDA A MIXAR COM VOLUME BAIXO

Essa é uma das grandes dificuldades do aprendiz de produtor, mixar baixo!. Porque? Estamos acostumados a ouvir musica alta a todo o volume e sair de perto do aparelho para curti o som sentir o “peso”, e isso é bom para momentos de descontração, mais em um trabalho de mixagem isso não é bom. Porque? Primeiramente mixando com um volume alto você estará trazendo um estres auditivo mais rápido para os seus ouvidos, sem falar que com o tempo pode trazer danos irreversíveis a sua audição, por isso tome cuidado. Mixar uma musica ou 2 com o volume alto é ate tranquilo, agora imagine fazendo isso por 8 horas por dia?
Em segundo lugar mixar alto atrapalha você prestar atenção aos detalhes. Quando o som esta alto tudo parece soar muito bem, mais quando você abaixa, ai você ouvira melhor os detalhes. E em 3º lugar, quanto mais alto estiver os seus monitores mais refrações aconteceram em sua sala, e isso pode ser bem prejudicial em caso de ambientes sem tratamento acústico.
Mais qual volume ideal para Mixagem? Eu recomendo pois tem dado certo comigo esse teste. Enquanto estiver mixando, tente conversar com uma pessoa do seu lado, se estiver “forçando a voz” para que ele lhe entenda, então abaixe o volume até conseguir conversar sem forçar. Isso é difícil para quem esta mal acostumado, mais sege persistente! Agora quando for mostrar o trabalho pronto para o cliente, ai sim você da o gás em seus monitores.

04-CONHEÇA SUA SALA DE MIXAGEM

Som é física pura, por isso você nunca viu uma sala de mixagem com revestimento de azulejos. Com o tempo você já percebe as “peças” que a sua sala prega em você. Quando você manda a Mix pra um amigo e ele fala “olha, tá muito grave” é porque sua sala anda roubando frequências ou seus monitores estão “mentindo”. Reconhecer as limitações do seu equipamento ajuda muito, já que você pode “prever” o que vai sobrar ou faltar na parte final do trabalho

05-O CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO

As vezes os clientes querem todos os instrumentos na mesma altura o tempo todo, não dá pra ouvir todo mundo ao mesmo tempo no mesmo volume, afinal de contas isso acabaria com a dinâmica da música. Cada um tem seu espaço dentro do espectro sonoro, converse com seu cliente.

06-OS DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Pense nos detalhes, aquele violão que pode ser duplicado e aberto nos dois canais, ou até mesmo aquele “crash” que pode estar bem à direita. Tudo isso dá uma “cara” profissional ao trabalho, são os detalhes que contam e diferenciam seu trabalho. Use o PAN do canal, aventure-se e quantas outras técnicas forem necessárias para adicionar “detalhes” as suas Mixagens.

07-ESTUDE VÍDEO AULAS E O MANUAL

A frase clássica é do grande guitarrista Steve Vai quando foi perguntado como ele conseguia tirar um timbre tão absurdamente perfeito da guitarra. Ele respondeu simplesmente “LEIA O MALDITO MANUAL”. Pois é. Seja ela qual for a plataforma que você trabalha, ProTools, Cubase, Sonar, REAPER, Reason, Nuendo ou qualquer outra, conhecer sua ferramente de trabalho é essencial. O motivo é simples: você otimiza seu trabalho com as ferramentas que conhece, evita ficar “experimentando” no meio das sessões de mixagem e cria um “atalho” para processos que você demoraria muito tempo para fazer por conta. Às vezes você pode passar horas querendo descobrir onde você desliga aquele maldito metrônomo e era só apertar control+M. Invista em cursos, vídeo aulas, apostilas e todo tipo de informação.

08-DESENVOLVA A SUA ESTRATÉGIA!

Quando se fala em guerra, logo pensamos em uma estratégia. Na Mixagem não é diferente. Toda Mixagem é um grande desafio. Transformar um monte de trilhas gravadas em uma musica de verdade da até medo! Mais quando se tem um plano tudo fica mais fácil.
É como pegar um grande problema e dividirmos em partes, em pouco tempo resolvemos tudo sem nem perceber. Quando você esta de frente para um projeto gravado pronto para a Mixagem, você sabe por onde começar? Ou fica perdido colocando um plugin aqui, depois outro ali, depois um corte aqui….
Ai fica difícil não é? Você já percebeu que todos os bons profissionais tem a sua própria estratégia para desenvolver os mesmos trabalhos? Pois é, pense nisto. Uma Mix é como ir para uma gerra, sem estratégia você já esta morto!

09-CRÍTICAS CONSTRUTIVAS:

Não espere somente confetes quando for compartilhar sua mixagem com o pessoal da Internet. Alguns são bem sarcásticos, mas outros são bem construtivos em suas críticas. Aprender a receber e assimilar essas críticas sem dúvida fará com que você cresça como profissional. Ah, e saiba diferenciar um invejoso “seca pimenteira” de um produtor sério. Não deixe levar por esse pessoal.

10-NÃO EXISTE REGRAS

Como todo em qualquer arte, na mixagem não existe regras. Como um grande Mestre da Mixagem Geoffrey Francis disse em um de seus livros. A única regra é essa: ” Se soa bem, esta bem, se soa mal está mal. O seu objetivo deve ser sempre esse, fazer o som soar bem. Não importa, técnica, equipamento, software etc. Se não soar bem, não esta bom e ponto. Tente fazer sempre o melhor que puder, e busque sempre aprender mais.

Fonte: Marcio Mourão (SuperVídeoAulas)