8 dicas matadoras para sua Masterização

Quanto mais cartas na manga um profissional tiver, maior será o destaque na sua área de atuação. Saber quando utilizar técnicas que fogem do “Padrão” de mercado pode fazer toda a diferença no resultado de um trabalho, neste caso, a masterização de áudio..

1-O Baixo.

Você pode tirar o baixo de onde ele não precisa estar – digamos, se há um pouco de vazamento para as laterais (side), utilize um tratamento Mid/Side. Um equalizador por exemplo será suficiente para cortar os graves indesejados do side. Assim você mantêm os graves no centro e terá um side mais limpo, podendo das mais ênfase nos médios.

 

2-A compressão, pode afetar a abertura estéreo.

Para dar mais ênfase nos elementos do side. Utilize um compressor mais agressivo no side. Com ataque rápido e release mais lento. Assim você consegue deixar essa região mais constante. Conseguindo até mais RMS no resultado final. Mas tome cuidado para não dar muito destaque ao Side e esquecer do Mid.

 

3-Exportando em MP3.

Tenha como ponto de partida, o áudio com nível de saída em aproximadamente “-0,5dB”. Isso irá melhorar a conversão, deixando o trabalho com folga. Como o MP3 acrescenta distorções, novos picos serão acrescentados. Mas a folga deixada anteriormente impedira que o áudio atinja 0dB. Uma outra dica, e fazer uma master especifica para o MP3. Soltar um pouco o limiter ajuda e muito quando o MP3 for em 128kbps por exemplo. Leia mais sobre conversão para MP3 neste artigo.

 

4-Corte ou atenue antes de acentuar.

Isso mesmo, antes de começar a dar ganho, equalizar e comprimir, tente atenuar ou cortar frequências que estejam sobrando na mixagem (Como a dica 1). Assim, você abrirá espaço para suas ações futuras, que serão mais bem recebidas por seus ouvidos.

Aprenda a preparar sua mixagem para Masterização com o eBook “Send To Mastering
Clique aqui para baixar

5-Utilize o Dither.

O Dither deve ser utilizado sempre que houver uma conversão de Bit para baixo. 24bits para 16bits, ou 32bits para 16bits por exemplo. Dither faz uma diferença muito sutil, ou quase inaudivel para alguns. Que você só pode ouvir nas partes mais calmas da sua faixa. É um assunto complexo para explicar, mas entenda que é um processo simples de se realizar

 

6-Vocal pouco definido ou baixo.

Se não trabalha com os STEM’s, e o vocal está fora de contexto, tente aproveitar o processamento Mid/Side para acertar a região do vocal no Mid. Utilize um equalizador e tente encontrar aquilo que está faltando, porém tenha cautela para não afetar o restante da mixagem.

 

7-Na Masterização, Menos é Mais.

Meio controverso o termo “menos é mais”, mas entenda que nem sempre a faixa a ser masterizada, necessita de equalização ou Compressão. Use mais seus ouvidos e menos processamento. Se a faixa já está equilibrada em comparação às outras faixas do álbum, trate apenas o volume. Para que soe no mesmo nível que as outras faixas.

Contrate o serviço de Masterização Online,
clique aqui e solicite uma amostra de masterização.

8-De volta a mixagem.

Muitas vezes ao masterizar, ficamos insatisfeitos com o resultado, ou quebramos a cabeça por horas e mesmo assim não chegamos a lugar nenhum. Se estiver nessa situação, faça uma pausa, e ouça a mixagem mais uma vez com calma, pode ser que esteja se deparando com uma mixagem deficiente. Neste caso, solicite uma nova exportação ao produtor, apontando o que lhe impede de chegar num resultado satisfatório, ou se preferir, peça uma exportação em STEM’s. Com certeza irá lhe ajudar a finalizar o trabalho, confira o vídeo abaixo sobre STEM’s:


Inspirado em Music Radar