20 perguntas que toda banda iniciante deveria responder

Quer saber se está preparado para uma carreira 100% musical? Onde pode esperar tocar e que público atingir?

Responda estas perguntas, simplesmente com “SIM” ou “NÃO”. Se o seu “SIM” não foi sólido e espontâneo, então ele é um “NÃO”. Anote suas respostas.

1. Você recebe bem as opiniões sinceras e está procurando escutar maneiras de como melhorar, sem ser defensivo (está comprometido a sempre melhorar)?

2. Está decidido a se dedicar além dos seus limites, mesmo quando é difícil e desconfortável?

3. Fala sobre como é legal quando outras bandas atingem um nível de sucesso que você ainda não atingiu (isto te inspira a fazer cada vez melhor)?

4. Você (ou sua banda) costuma escrever músicas que as pessoas (além de amigos e familiares) estão loucas para comprar (em qualquer formato)?

5. Você ensaia / pratica pelo menos 3 vezes por semana (por períodos de 3 horas ou mais)?

6. Costuma ensaiar como se estivesse num show ao vivo, para aperfeiçoar sua performance (e decorar todos os detalhes a ponto de improvisar sem riscos)?

7. Está comprometido a encantar sua platéia TODA vez que se apresenta, independentemente de onde está e quantas pessoas estão assistindo?

8. Você normalmente toma decisões sábias e bem pensadas no dia-a-dia (procura conselhos de pessoas mais experientes)?

9. Possui uma base de fãs forte, fiel e incondicional que promove sua banda e funciona como defensores e promotores de rua?

10. Está armazenando dados dos fãs em um formato útil (como email, telefones, endereços e tudo mais que consegue através de newsletters e redes sociais)?

 

Contrate o serviço de Masterização Online
Clique aqui e solicite uma amostra de Masterização.

 

11. Você cria oportunidades para interagir com seus fãs, de maneira a celebrar quem são e o que gostam, ao mesmo tempo em que os deixa com vontade de mais?

12. Tem um Site, Facebook, Twitter ou Instagram que estão regularmente atualizados e são utilizados para aumentar a fidelidade dos fãs e interação com eles?

13. Tudo indica, e você sente, que uma parte essencial da sua natureza tem a ver com levar sua música para o máximo de pessoas que conseguir?

14. Sua carreira na Música está no topo da sua lista de prioridades (logo abaixo da ética e dos principais relacionamentos)?

15. Sua ética e seus principais relacionamentos estão alinhados com sua carreira e apóiam seus sonhos com empolgação e dedicação?

16. Costuma ir para o estúdio (pequeno ou grande) para gravar suas músicas, trabalhar arranjos e treinar a arte de gravação em estúdio, de maneira que a gravação capture a energia e vitalidade das performances ao vivo?

17. Sua paixão por música e sucesso é maior do que seu ego (consegue abandonar sua noção de “eu” e se tornar orientado a resultados)?

18. Fica confortável quando está longe de casa, na estrada, em circustâncias nada elegantes?

19. Tem um trabalho ou estilo de vida que te permite tirar folgas e passar um tempo na estrada?

20. Você é uma pessoa dedicada, firme e trabalhadora, que nunca desiste?

 

SE VOCÊ RESPONDEU SIM…

18 vezes ou mais: seu nível de comprometimento e suas chances de realizar um excelente trabalho são grandes.

15 a 18 vezes: o nível de comprometimento indica que suas chances de destaque são moderadas, talvez seja melhor buscar reconhecimento local ou regional.

Menos de 15 vezes: você ainda não está pronto para “se entregar” ou ainda não tanta paixão para levar seu talento além dos amigos e do público regular dos barzinhos (o que não é necessariamente ruim, pode-se ter satisfação compartilhando sua música neste nível)

Agora, se você respondeu SIM a menos perguntas do que gostaria, verifique as perguntas para as quais respondeu NÃO e pergunte-se por que não respondeu SIM. Trata-se de algo que está interessado em desenvolver ou melhorar? Em caso afirmativo, naturalmente você pode melhorar sua pontuação com o tempo e chegar mais perto do seu sonho. Em caso negativo, ou se acha que este questionário é falho, sem problemas. Sempre há exceções, mas a ideia é lembrar que num negócio onde a chance é de uma em um milhão, não queremos diminuí-la ainda mais, certo?”

Via Academia do produtor musical