Entrevista com o Produtor Musical “Rodrigo Mouras”

Conheça um pouco mais sobre o Produtor Musical “Rodrigo Mouras”. O nosso novo entrevistado aqui no Blog.

1 – Quando você se deu conta de que a música poderia ser um meio de vida para você?

Estudo música desde os 7 anos de idade, durante minha adolescência lidei com a música como algo secundário, mas com o passar dos anos algumas oportunidades foram surgindo e me vi tendo que escolher continuar minha carreira de contabilista com estabilidade financeira, ou viver de música com todas as incertezas que existem nesta profissão, mas segui o coração e hoje já são 6 anos produzindo discos, realizando sonhos e também atuando como sideman de alguns cantores.

 

2 – Como é o seu processo de criação?

Primeiro eu busco entender o sentido daquele trabalho, o que cada composição quer passar como mensagem, depois vou buscar as influências das composições, faço um laboratório pra mergulhar no universo do estilo proposto e por último busco ambientes criativos, busco inspiração em emoções que são despertadas com quadros, paisagens, lugares, sol, comidas, música, quadros, teatro, artes, sorrisos, enfim tudo que possa me trazer inspiração pra iniciar aquele trabalho e então depois de todo este processo eu começo os arranjos.

 

3 – Já vi diversos vídeos seus, e tenho que dizer que você manda muito bem na guitarra. Então você deve ter uma opinião sobre os simuladores, como o “Guitar Rig” por exemplo. Acha válido a utilização na produção?

Obrigado pelas palavras, tenho uma opinião bem formada com relação aos simuladores, acho que eles ajudam e muito e várias ocasiões.
Mas o mais importante está na identidade do músico, quando o músico já tem o seu som fabricado na cabeça, ele vai tirar esse som em um ampli valvulado ou em um simulador.
Em minhas gravações utilizo os 2 recursos, e minha escolha vai sempre pender, para o que de fato chegou no timbre que eu queria para aquele determinado trabalho. Eu uso guitar rig, amplitube, simulações de ampli de pedaleiras, os amplis da Universal Audio, enfim , os simuladores são muito bons e como pra mim 70% do timbre está na mão do músico o restante eu resolvo seja em um valvulado ou em um simulador.

 

4 – Hoje você utiliza o REAPER certo? Qual foi o seu caminho até se decidir por ele?

O reaper é fantástico, não deixa nada a dever para nenhuma daw já consagrada ao longo dos anos. Eu optei por ele, por ser leve e poderoso ao mesmo tempo, por ter sua licença com um preço acessível, por ter ferramentas de edição que de fato resolvem e auxiliam o processo de pós-produção e por ser compatível com todos os plug-ins que eu uso. Pelo fato de não gravar apenas no meu estúdio, uso tbm o protools e afirmo que o reaper não perde em nada para essa grande e consagrada daw do nosso mercado fonográfico.

entrevista-com-o-produtor-musical-rodrigo-mouras

5 – O produtor sempre dá dicas para o cliente, já houve alguma situação onde o cliente não o ouviu, ou preferiu fazer algo diferente do combinado no meio da produção?

Já sim kkk, é comum no nosso meio isso e falo que já vivi os 2 lados da moeda.
Primeiro como produtor não sou do tipo que impõe a opinião, gosto de sugerir as coisas, mostrar o caminho, baseado em meus estudos e experiência, mas o cliente tem o poder de decisão.
Já vivi situações em que o cliente não me ouviu e o trabalho ficou péssimo, daqueles que da vergonha de mostrar e outras situações onde a opção do cliente foi mais assertiva que a minha.
O fato é que como profissionais, não somos donos da verdade, ainda mais se tratando de áudio, bom e saudável e saber falar e ouvir.

 

6 – Nos últimos anos, tivemos muitas mudanças na forma de divulgar uma musica ou banda. Principalmente com a internet. O produtor musical, pode ajudar nesse sentido, pensando em divulgação?

Sim e muito. Eu costumo dizer que sou um produtor artístico, pq procuro auxiliar de todas as formas possíveis o meu cliente, desde sonoridade, roupas, postura de palco, marketing nas redes sociais e formas de divulgação do seu trabalho, pq entendo que o sucesso do meu cliente é tbm o meu sucesso.

 

7 – Se você tivesse que escolher um, entre todos os seu trabalhos realizados, qual seria?

kk São muitos e eu gosto de fato do resultado dos meus trabalhos, mas se eu tivesse que escolher um diria que o da banda Henkan, pq além deles terem sido o meu primeiro cliente e estão comigo até hoje, vejo que a evolução deles caminha junto com a minha evolução. É uma banda que ouvi fácil o que eu falo, que se esforça em melhorar sempre, que entende que para ter um bom som é preciso investir tempo e tbm dinheiro, estou trabalhando no novo disco deles e posso afirmar que vem coisa boa por ae, coisa fina e de altíssimo nível.

 

8 – Todos nós temos influencias, quais foram os profissionais que lhe inspiraram?

Como guitarrista minhas influências são: John Mayer, Juninho Afram, Edu Ardanuy, Lincoln Brewster, entre outros … essa lista tende a crescer e muito a cada ano kkk
Como engenheiro de mixagem: Paulo Anhaia, Lampadinha, João Millet, entre outros.

 

9 – Apesar de desgastada entre os profissionais da área, qual sua opinião sobre o Digital X Analógico?

Sou a favor dos 2, entrei na música em uma era mais digital e não posso negar que facilita d+ a nossa vida, sem perder a qualidade. O fato é que o analógico tem texturas sonoras interessantes pelo fato de contar com a ação do tempo e o desgaste de suas peças, o que dificilmente conseguimos reproduzir no digital, mas gosto de trabalhar com os 2, a maioria das minhas mixagens são totalmente inbox, já cheguei a testar por exemplo um manley analógico e depois comparar com o meu da Universal áudio e é incrível como o resultado é praticamente o mesmo. Se resolve para você chega no resultado que vc espera para o trabalho vá fundo.

 

10 – Alguma dica para os iniciantes? (O que fazer e o que não fazer)

Ouça muita música, aprenda e diferenciar os estilos de mixagem, estude sobre áudio e sobre arranjos, exercite seu ouvido, vc pode ter um vasto conhecimento de áudio, mas se não tiver um ouvido treinado, não conseguirá resolver as coisas bem, até pq o treinamento do ouvido exige muito tempo de dedicação e diria que não é bom criar regras para tudo no áudio, não existe formula mágica para bons sons, existe sim, muito suor e sentimento envolvido em cada trabalho.

 

Entre em contato com Rodrigo Mouras

Página pessoal: Rodrigo Mouras Oficial
Instagram Pessoal: @rodrigomourasoficial
Página do estúdio: Mouras Produções
Instagram do estúdio: @mourasproducoes
Email: contatomourasproducoes@gmail.com
Whatsapp: 11-97552-4759