Como decidir a ordem das músicas em um album

Já viveu tarefa mais difícil do que essa? Como muitos pensam, não é só ir colocando as faixas na sequência em que a produção vai ficando pronta.

É necessário que o álbum tenha um sentido, que pode ser determinado com a sequência das musicas. Ou seja, não podemos simplesmente colocar um rock pesado após uma música “voz e violão” romântica. O impacto poderá ser negativo para o ouvinte.

 

Estilos de cada faixa

Tente seguir uma curva linear, tendo como base o estilo da música, ou até mesmo na sensação que cada faixa pode proporcionar.

Há diversas linhas a se pensar, iniciar com uma música mais leve ou instrumental, e ir seguindo para uma mais forte, até o ápice do álbum, que pode ser a faixa principal, é um alternativa.

Ou pensando de uma outra forma, começando já com a faixa principal, que geralmente tem a cara da banda, é animada, dançante fazendo você cantar junto. Seguindo para uma espécie de momento de respiro com a faixa mais calma do álbum, onde o ouvinte inconscientemente compreende o momento para relaxar e apenas ouvir. Subindo mais uma vez para um fechamento bem animado do trabalho.

como-decidir-a-ordem-das-musicas-em-um-album
Não destrua seu trabalho fazendo uma sequencia sem sentido.

Fade out

Mantenha o padrão de Fade in/Out em todas as faixas sempre que possível.

Em casos onde a faixa necessita de um fade out longo, deixe-a de preferência para o fim do álbum, a não ser que a faixa seguinte acompanhe o mesmo raciocínio na introdução. Impedindo assim um “susto” para o ouvinte com o inicio da faixa seguinte, depois do grande período de silêncio no fade out da faixa anterior.

 

Crosfades

Crosfade seria mixar o fim de uma faixa com o inicio da faixa seguinte, mas de maneira que quase não se perceba o final de uma e o inicio de outra.

Use um pouco da criatividade. Algumas faixas tem itens ou timbres semelhantes. Que tal utilizar isso a seu favor? Usar o crosfade na transição de duas faixas pode agregar valor e ser um diferencial no seu trabalho.