Ajustando: Monitor de Referência + SubWoofer

Olhando as especificações técnicas dos Monitores de referencia (MR), veremos que todos tem um “limite” nas frequências mais baixas, ou seja, muitas vezes você não estará “coberto” por toda a faixa audível, e e muitos casos como já vimos em outros artigos, corremos o risco de fazer equalizações corretivas desnecessárias.

“MR de preço mais baixo, geralmente tem falantes de 6″, não sendo suficientes para gerar ondas de baixa frequência com fidelidade”.

Falantes de 6″ “ficam presos” na faixa de 60hz ou 80hz variando bastante de acordo com sua qualidade, mas mesmo que chegassem aos 40hz ou 30hz, estariam sendo forçados a trabalhar fora de sua faixa de frequência, diminuindo e muito sua vida útil.

Mas então preciso realmente de um Subwoofer?
Talvez pelo fato de mixar musicas que não tem os graves tão presentes, você ainda não tenha sentido essa necessidade. Se faz mixagem ou masterização com estilos onde o baixo é tão presente quanto os outros instrumentos, como o Reggae por exemplo, talvez seja algo pra se pensar!

Como escolho um Subwoofer?
Parece obvio, mas não é, escolher um sub para seu conjunto é algo complexo. Envolve sobreposição de frequências tanto do MR quanto do Sub. Caso você apenas acrescente um sub em seu set-up, terá problemas pois ouvirá a faixa de frequência sobreposta de maneira mais intensa.

Exemplificando
Se seu Sub tem faixa de operação entre 25hz e 200hz, mas seus MR cobrem a partir de 60hz, teremos um aumento na faixa de frequência de 60hz a 200hz. Deixando assim essa faixa mais intensa como mostra a imagem abaixo:

Frequências sobrepostas, problema que ocorre com muita frequência por falta de informação.
Problema que ocorre com muita frequência por falta de informação.

Como resolver
Dê preferencia aos Subwoofers com corte de frequência configurável e saída para seus MRs, isso mesmo, saída para seus MRs. Com isso, seus MR vão operar somente a partir da frequência de corte do Sub, ou seja, se “cortarmos” o sub em 200hz, os MRs trabalharão a partir de 200hz, se cortarmos em 100hz os MRs operarão a partir de 100hz, evitando assim sobreposição que possa enganar seus ouvidos. Veja a imagem abaixo:

Subwoofer e MRs devidamente configurados, através de crossover interno do Subwoofer
Subwoofer e MRs devidamente configurados

Neste caso, a Freqüência de corte deve ser estabelecida obedecendo as especificações de ambos (Sub e MR), deixando uma “folga” no limite de operação de cada um. Para que nem um ou outro trabalhem além do necessário.

Considerações finais
Somente Subwoofers mais caros tem opção (obrigatória) de ligar seu MR diretamente a sua saída. Garantindo uma boa sonoridade sem “judiar” de seu sistema de monitoramento com frequências que não são suportadas por eles.
Porém vale lembrar que frequências abaixo de 30hz ou menor, são encaradas como “região não musical”. já que praticamente não são audíveis, muitas vezes só sentimos suas consequências, como objetos vibrando no ambiente.