Avaliando uma produção musical
Todas as etapas da produção são limitadas pelo desempenho da etapa anterior, por isso digo que não é justo avaliar o processo atual, sem antes verificar o anterior.
Imagine que são “Degraus” que devem por obrigação ser pisados antes de seguir para o seguinte. Pular um degrau ou simplesmente não “pisar” com segurança pode fazer sua produção cair no degrau seguinte.
Pré-produção
É nesta etapa onde a ideia da nova musica cria sua forma.
Nela se acerta arranjos para serem melhor interpretados pelos músicos. A letra sofre pequenas alterações para que seja melhor interpretada pelo vocalista. Ensaios posteriores a estes ajustes são feitos para ter a certeza de que tudo vai andar bem nas próximas etapas. Do contrário, teremos muito trabalho nas gravações.
Gravação
Gravar com microfones corretos (não há uma regra) para cada instrumento é indispensável. Sem contar o posicionamento/distancia etc. Mas isso não é tudo. Se a banda não estiver preparada pro momento da gravação nada disso irá adiantar.
Acontece com frequência falhas na interpretação da musica, seja no vocal, com pronuncias erradas das palavras e atropelos nos fins das frases ou até mesmo um arranjo difícil de se executar na guitarra. Se esse problema seguir adiante, iremos forçar uma edição desnecessária na etapa da mixagem.
Mixagem
A mixagem depende diretamente da etapa de gravação. Uma gravação mal planejada e/ou executada, dificulta a mixagem de tal forma que podemos dizer que “não tem solução”. E assim caímos em horas de edição na DAW.
Neste caso usa-se mais plugins que o necessário para chegar a sonoridade desejada, que foi perdida na gravação, ou seja, a etapa anterior. Se esse problema não for corrigido aqui, com certeza também não será na masterização.
Acompanhe o artigo: “10 dicas de mixagem“.
Quer fazer parte do maior curso de masterização online? promastering.com.br/matricule-se
Masterização
Citando parte do artigo: “Masterização em STEMs“. Normalmente o Engenheiro de Master recebe o famoso “L e R” de uma trabalho de mixagem e faz a masterização com esse único arquivo, porém se algo estiver “errado ou de difícil solução“, como um vocal abafado, ou uma percussão com nível muito alto. O Engenheiro de Master tentará fazer tais ajustes, mas isso será limitado pelo “grau do problema”. Não sendo possível, o Engenheiro de Master terá que solicitar tais correções e aguardar uma nova exportação do Produtor da faixa. Essa é uma situação muito comum, e até que se chegue ao ideal, muito tempo é perdido.
Se o trabalho seguir adiante mesmo assim, temos então um desperdício de tempo, ou até mesmo falta de preparo de toda a equipe envolvida.
Conclusão
Se alguém me perguntar qual é a etapa mais importante, eu respondo com toda a certeza: “É A PRÉ-PRODUÇÃO“. Que hoje em dia quase não acontece mais. E a musica acaba se acertando durante a gravação e mixagem.
Fazer um bom trabalho, facilita com toda a certeza o próximo degrau da produção. E assim por diante. Nunca pule etapas ou faça trabalhos sem a consistência da pré-produção.