3 coisas pra se fazer antes de iniciar a Masterização.

Confira 3 coisas pra se fazer antes de iniciar seu trabalho de Masterização. Recomendado!

1 – Ajuste seu sistema para gerar um sinal próximo a 80/85dB.

Se você acompanhou o artigo que fala sobre “Mixar e/ou Masterizar” a 83dB, você entendeu que o ouvido humano é mais sensível entre 1 kHz e 5 kHz e que a sua sensibilidade diminui abaixo e acima desta gama dependendo do volume aplicado.

Simplificando, os nossos ouvidos são mais sensíveis às medias altas frequências, e nossa sensibilidade para as frequências altas e baixas diminui à medida que o nível de pressão sonora diminui. Quanto mais alto ouvimos, mais plana resposta se torna a resposta de frequência em nossos ouvidos até um limite que começa a se desequilibrar novamente e é aí que entra o número mágico: 83dB SPL.

Esse é o nível recomendado para a mixagem e masterização porque em níveis próximos de -83 dB SPL, nossa audição se torna plana o suficiente para fazer julgamentos apropriados sobre os graves e os agudos na masterização, e baixa o suficiente para não ser perigoso para nossa saúde em exposição em jornadas de até oito horas de trabalho em estúdio em média.

Para ajustar o áudio utilize, um gerador de sinal em 1khz (leia este artigo e saiba como gerar esse sinal), e meça o SPL com um decibelímetro, ou leia o artigo “Decibelímetro portátil” e saiba como ter um decibelímetro no seu celular.

 

2 – Ouça a faixa de referencia neste nível

Ouça a faixa de referencia algumas vezes no ajuste da dica acima. Com isso você estará fazendo uma especie de “aquecimento” nos seus ouvidos, dando a eles uma dica do que você irá fazer no próximo passo. Isso é importantíssimo, pois as chances de chegar na sonoridade solicitada pelo cliente ficaram bem altas.

Resumidamente, a referencia nos faz acostumar com a sonoridade/equalização da faixa, ou seja, se na referencia temos um agudo de valor “X”, nós automaticamente iremos procurar esse valor na faixa a ser masterizada, se os agudos estiverem acima desse “X”, nossos ouvidos automaticamente iram “pedir” para reduzir essa frequência. O mesmo irá acontecer com os médios e graves.

Com a faixa de referencia memorizada, fica muito mais fácil saber o que fazer logo de cara ao iniciar a masterização, que é justamente o próximo passo.

 

3 – Analise a faixa a ser masterizada na primeira audição

Não é exagero fazer uma analise na primeira audição da faixa a ser masterizada. Faça sua analise com atenção, e anote pontos importantes que você julgue necessitar de modificações. Dê atenção para o vocal, pois uma falha nesta pista com certeza será bem mais perceptível do que os itens que ficam ao fundo.

Deixar para fazer anotações em outro momento pode ser um risco, pois nosso ouvido começa a se acostumar com a nova faixa, que aos poucos começará a ser sua referencia no quesito equalização/sonoridade.

Caso não seja tomada essa precaução, muitos detalhes podem passar desapercebidos nas próximas audições da musica, como vocal baixo, instrumentos abafados, distorções, etc…

 

Conclusão…

Parecem dicas simples, mas como dito no inicio do artigo, podem fazer toda a diferença no resultado final da sua masterização.