Decibelímetro gratuito/portátil no seu celular

Do que você vai precisar:

Celular com sistema Android;
Acesso a internet;
Decibelímetro de verdade (opcional)

 O aplicativo gratuito “decibelímetro” (download no fim da página), consegue transformar seu celular com Android em um decibelímetro portátil.

Com ele você poderá mixar e masterizar nos 83dB SPL recomendados no artigo: Porque masterizar com volume próximo a 83dB, que é o nível ideal para essas tarefas, assim você estará “dentro dos padrões” para ter um julgamento mais preciso quando o assunto é equalização.

Conhecendo o aplicativo

[sociallocker]

Ao abrir o app, ele já entra em funcionamento logo de cara, não exigindo nenhuma configuração inicial. Confira abaixo a tela principal:

Legendas

1- Print
-Neste item você poderá tirar um print da tela, e compartilhar logo em seguida de acordo com as opções do seu celular.

2- Menu
-No menu de configurações temos 4 opções, entre elas: “Calibrar” e “Configurações”

3- Indicadores
-Ponteiro indicadores. São 4 no total: Minimo, Máximo, Média e Atual.

4- Indicador Principal
-Nele você tem visualmente o medidor de dB atual.

5-Gráfico
-Um simples gráfico, que faz uma analise visual dos últimos 30 segundos.

 

Contrate o serviço de Masterização Online, clique aqui

 

Cuidado

Apesar de de ser um aplicativo digital, não devemos confiar logo de cara, nos resultados, pois cada celular ou tablet pode apresentar um ganho diferente no microfone em diferente nívels de SPL (pressão sonora), ou seja, o ganho de volume pode não ser linear, tendo uma curva logarítmica. Com isso seu resultado pode estar errado por alguns dBs, ou até vários dependendo do modelo do seu celular.

Meu celular é uma Samsung Pocket Duos, e se mostrou bem fiel nos 83dB, porém, como dito acima, houve pequenas variações em baixo nível de SPL.

Calibrando (opcional)

Este aplicativo permite que você o calibre a partir de uma referencia, logicamente um decibelímetro de verdade.

Para fazer isso, coloque em suaDAW um sinal de 1kH. se você não tiver ou não souber como fazer isso, utilize o gerador de sinal do artigo: “Teste sua audição acima de 16kH“. Com base neste artigo, configure para gerar o sinal “Sine” de 1kH e dê o play.

Ligue e ajuste seu decibelímetro de verdade para atuar em DBC. Aumente o volume do seu sistema até o decibelímetro acusar algo próximo de 83dB. Já no celular, abra o aplicativo do decibelímetro e confira se o valor mostrado é igual ou o mais próximo possível do decibelímetro de verdade. Caso tenha uma diferença considerável, entre no menu do aplicativo e acesse “calibrar“. Neste passo é só clicar em mais, ou menos, de acordo com a necessidade. Após isso, é só clicar em OK. Pronto, seu decibelímetro está calibrado!

Porém lembre-se, calibramos o aplicativo para atuar corretamente em 83dB. Caso o seu celular não tenha um ganho linear no microfone. Teremos então um erro de leitura em níveis mais baixos.

Obs.: O aplicativo funciona em sistemas Android a partir da versão 2.2. Até o fechamento deste artigo, a versão oficial estava na v1.5.8

 

Faça o download gratuitamente no link abaixo:

Logo_LA_Download