6 Dicas sobre compressor de áudio

Aqui estão 6 dicas para você levantar e correr para a compressão. Não são regras, mas espero que estas dicas te ajude a se sentir mais confiante ao utilizar esta poderosa ferramenta. Divirta-se!
Compressor CLA-76 da Waves
Compressor CLA-76 da Waves

 

1-Compressão suave

Recomendo aplicar uma compressão “suave” em diferentes estágios ao longo dos processos de: GRAVAÇÃO, MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO em vez de aplicar compressão excessiva em apenas um ponto comum.

2-Ouça com atenção os resultados

Sempre ouça atentamente enquanto comprime o áudio. A compressão pode afetar negativamente o timbre de um instrumento. Isso pode ser simplesmente devido ao tipo de compressor que está sendo usado (conheça os tipos de compressores neste artigo). Mas, muitas vezes  a enorme diferença  entre os altos e baixos de um instrumento podem causar distorções nas altas e um compressão perfeita nas baixas.

Contrate o serviço de Masterização Online, clique aqui

3-Pequenos ajustes fazem a diferença

Tente começar com um Ratio moderado de: 2:1/5:1 . Defina o Attack em  médio/rápido, e Release médio. Agora, gradualmente, aumente o threshold até que você perceba algo em torno de 5dB de Gain Reduction (redução de ganho). Em seguida, defina o Output Gain (ganho de saída) para compensar a atenuação de 5dB. Finalmente, vá dosando um attack mais rapido até ficar perceptível e, em seguida, volte um pouco.

4-Cuidado com o “Pumping”

Se você estiver comprimindo uma musica (e não uma unica pista do projeto), tenha cuidado. Em muitos tipos de música, haverá uma linha de baixo com um nível de sinal constante. Se você usar compressão para tentar “barrar” os picos, toda a mixagem irá ter uma redução de nível (GainReduction), fazendo com que a linha do baixo (que é um sinal constante) sofra o efeito “pumping” (bombeamento)  mencionado acima. Este problema pode ser evitado usando um compressor Multibanda. Este tipo de compressor irá dividir o sinal em várias faixas de freqüência e permitir-lhe que você comprima separadamente cada faixa de frequência.

5-Comprimindo o canal FX (Efeitos)

Experimente o uso do compressor em um canal de efeito. Pode parecer estranho a principio, mas pode gerar um efeito ainda mais legal. Por exemplo: comprimir o canal de reverb ou delay. Use a imaginação e os conceitos dos parâmetros do compressor (Saiba mais sobre os controles e parâmetros de um compressor).

6-Se parece bom, é porque está bom

Como sempre, deixe seus ouvidos fazer a decisão final. Se parece bom, é porque está bom.

 

Baseado no artigo: Blog Universal Audio