Criando um “Headroom” adequado na mixagem para enviar para masterização

O desejo de ter uma mixagem bem quente (alta) é compreensível, afinal, é exatamente o que os clientes querem, mas se você está enviando sua mixagem para masterizar, isto não é necessário e pode mesmo reduzir significativamente os benefícios do processo de masterização.

Além disso, quando você aumentar o seu nível de mixagem para o máximo com um limitador de picos como o plug-in Waves L2, você efetivamente arruinou a dinâmica da sua mixagem e tornou impossível para o engenheiro de masterização fazer o seu trabalho.

headroom
headroom

Você pode até ter uma mixagem bem alta, mas você pode ter feito isso de maneira exagerada ou até mesmo errada, e já que você já tem seu áudio “finalizado”, você agora está preso a ele. Não espere que um engenheiro de masterização irá desfazer esta confusão. Aliás, ninguém pode, especialmente se você não notou que você mesmo adicionou distorção a sua própria mix.

Ao receber a mixagem…

Quando recebemos mixagens assim, como essa, nós simplesmente devemos recusá-los, pois perdemos e muito a nossa capacidade de trabalho, mas acabamos abaixando ao volume na DAW em 3 ou 4 dBs e trabalhamos com um áudio bem processado.

O Ideal, é recebermos uma mixagem com um nível médio (RMS) entre -18 a -10 dB e os picos de alta, nunca excedendo -3dB , mas depende da muito do estilo da música. No rock por exemplo, eu acho aceitável um nível médio (RMS) entre -10 a -8 dB e os picos de alta, nunca excedendo-1dB.

Para a masterização, a qualidade da mixagem é crucial, pois problemas de mixagem são muito difíceis de se resolver e na maioria das vezes impossíveis de se corrigir durante a masterização.

Então, como você deve abaixar os níveis?

Alguns de vocês podem sentir que provavelmente não é necessário dizer isso, mas, como eu tive de vários usuários esta pergunta, ai vai: em um bom equilíbrio entre os faders individuais e o master, e sem limitação excessiva no canal master.

Se você apresentar uma mixagem com os níveis finais parecido com a figura abaixo, eu te garanto que você vai conseguir o melhor resultado de masterização possível em qualquer estúdio de Masterização no Mundo.

 

Use também os medidores de áudio.

Uma boa ideia é fazer uma versão mais processada para enviar ao seu cliente e uma versão com um bom “headroom” para enviar para a Masterização, como isso todos saem ganhando, o cliente que ouve a prova de mix “alta” ,o eng. de masterização que trabalha com a mix com os níveis adequados e a música, que é o principal, vai emocionar os fãs!