Conheça os tipos de compressor e como funcionam.

Sabia que existem diversos tipos de compressor de áudio? Conheça cada um deles e aprenda como eles funcionam

Ótico

Estes usam um circuito isolador óptico formado por uma lâmpada ou LED e uma fotocélula . A fonte de luz brilha mais, ou menos, dependendo do nível de entrada. A célula fotoeléctrica lê o brilho variável da fonte de luz e alterações ganhar em conformidade. O tempo de resposta do compressor óptico é mais lento do que outros tipos, com um ataque suave e que pode ser quase imperceptível. Um bom exemplo deste tipo de compressor é o “Shadow Hills Mastering Compressor“.
Shadow Hills Mastering Compressor (Optico)

VCA

Provavelmente, o tipo mais comum de compressor é o VCA (Voltage Controlled Amplifier). Estes são super versáteis. Um compressor VCA usa um circuito integrado (CI) para dar um controle preciso sobre redução de ganho. Estes geralmente nao “colorem” muito o som, e tem muito pouca distorção tornando-os um dos tipos de compressores mais populares no mercado. Exemplo: Vertigo VSC-2 Quad Discrete.
Vertigo VSC-2 Quad Discrete VCA Compressor (VCA)

FET

Estes usam Transistores para variar o ganho. Compressores FET usa transistores para emular válvulas com mais confiabilidade. Eles tendem a ter um som único, rápido e limpo. Não há realmente muitos deles, devido ao circuito extra necessário. Exemplo: Universal Audio 1176.
 
Universal Audio 1176 (FET)
 
 
Contrate o serviço de Masterização Online
Clique aqui e solicite uma amostra de Masterização.

Válvula

A maioria dos compressores de válvula, são baseadas em um dos circuitos acima, com uma ou duas válvulas no percurso do sinal, para um som mais quente, ou colorido como chamamos. Exemplo: Manley – STEREO VARIABLE MU
Manley – STEREO VARIABLE MU – Compressor Limiter (Valvulado)

Multi-Banda

Um compressor multi-banda é exatamente o que parece, um compressor que funciona de forma diferente em diferentes faixas de frequência. Isto permite que sejam feitas mais ou menos compressão sobre os baixas frequências do que as altas ou vice-versa. A vantagem é que o Atack, Release e Ratio por exemplo podem ser ajustados de forma totalmente diferente, reduzindo ou aumentando a quantidade de compressão em cada faixa de freqüência. Eles trabalham dividindo a entrada por vários filtros. Cada sinal é então transmitido através do seu próprio compressor então recombinados (mixados) no final. Neste caso, temos no minimo 2 compressores atuando ao mesmo tempo. Estes, na sua maioria são encontrados nas DAWs em forma de plug-ins, são pouco comuns em Hardware, o famoso mundo analógico. Exemplo: TUBE-TECH SMC 2B
TUBE-TECH SMC 2B Stereo Multiband Compressor (Multi Banda)
Baseado no artigo fonte: Pro Guitar Shop