Fones de ouvido ou Monitores?

Constantemente recebo emails questionando a utilidade do fone de ouvido, seja na mixagem ou na Masterização. Eu particularmente recomendaria a utilização dos 2 por diversos motivos, acompanhe

Fones:

Eu sinceramente acho válido utilizar fones, com certeza. Verificar pequenos detalhes, como ruídos, ajuste fino de reverb e delay. Sem contar que se você não tem uma sala com acústica perfeita, será melhor ainda, pois você não terá graves reforçados ou reflexões exageradas por conta da acústica. Porém quando o assunto é reverberação e panorama, os fones não serão uma boa referencia (leia mais abaixo)

Monitores:

Conforme meu artigo sobre monitoresBons monitores tendem a “mostrar” algo que não se consegue ouvir nas caixas de som comuns, como um reverb bem sutil nos vocais, um delay nos teclados “puxando” pra direita, etc… Porém se você não tiver um bom tratamento acústico, com certeza terá problemas com graves por exemplo (leia mais abaixo). 

Panorama

Na mixagem com monitores, seu ouvido direito escuta o som emitido pelo monitor direito e um pouco da reflexão do monitor esquerdo, e cada ambiente lhe trará um resultado sutilmente diferente quanto a reverberação. E é assim que a boa parte dos ouvintes irão escutar seu trabalho.
No fone você tem um caminho absolutamente direto e sem reflexão assim teremos 2 “opniões” quando estiver trabalhando o panorama. Neste caso eu recomendo executar esta tarefa nos monitores. Se você fizer ajustes de panorama com fones, ao ouvir no monitor com certeza irá achar que ainda precisa de “mais um pouquinho”. Se fizer o procedimento inverso, ou seja, fazer o ajuste no monitor, vai achar que exagerou quando for conferir nos fones.

NS-10
Yamaha NS-10m

VRM Box

VRM BOX, nada mais é do que uma interface de fone de ouvido USB de alta qualidade com uma diferença, o VRM consegue segundo o fabricante, “criar” monitores de referencia virtuais. Ele lhe dá a opção de ouvir sua Mixagem/Masterização em vários modelos de alto-falantes, e, em salas diferentes, apenas usando fones de ouvido.

VRM Box

 

Será que funciona?

Se isso é realmente verdade eu não sei dizer, ainda não testei, mas com certeza ela vai “reproduzir” ou “virtualizar” o que eu citei sobre ouvir um pouco do outro canal e gerar um reverberação adicional simulando estar em uma sala. Alguém aí já teve a oportunidade de utilizar? Não deixe de comentar.

VRM Box Simulando a utilização de um monitor “KRK”.

 

Finalizando

Tenha bons fones para não cometer erros de equalização, procure o que lhe ofereça uma reprodução mais fiel, com resposta o mais flat possível, porém não deixe de ouvir em seus monitores como de costume, e aproveite ao máximo o que cada um pode lhe oferecer no seu trabalho, ou seja use os 2.

Obs.: Este é um tema discutido no curso de masterização Pro Mastering, clique aqui e conheça o curso.