Guerra de Volumes (Loudness War)

Como artigo de estreia aqui no site, começo abordando o assunto: Guerra de Volumes, ou Loudness War. Nada mais é do que uma “boba ideia” dos masterizadores de alcançar o máximo volume possível de áudio, mesmo que isso custe ao produto final, uma distorção, pequena ou não, audível ou não.

Antigamente…

Basta pegarmos um CD antigo e ouvir uma musica. E, logo em seguida pegar por exemplo o CD do Metallica, Death Magnetic (2008), e ver a gritante diferença de volume, forçando você a correr e baixar o volume (Não acreditei e fui conferir o álbum, realmente as musicas, tem a mesma intensidade do começo ao fim, deixando seus ouvidos fadigados dependendo do volume que vocês ouve). Porém isso tem o seu preço, a alta e perceptível distorção durante a musica.

Hoje em dia…

Muitos produtores e masterizadores de hoje em dia tem a ilusão de que seu trabalho tem que soar alto para “agradar” ao ouvinte, como se volume alto fosse sinônimo de qualidade. Abusando e muito da compressão, deixando a musica praticamente sem dinâmica (diferença entre os picos e os momentos calmos da musica).

Na imagem abaixo você confere a “Evolução da Guerra“.

Guerra de Volumes (Loudness War)
Guerra de Volumes (Loudness War)

QUEM DECIDE O VOLUME É O OUVINTE, POR ISSO EXISTE O BOTÃO DE VOLUME EM TODO EQUIPAMENTO DE ÁUDIO“.

Veja no vídeo abaixo o que acontece com o áudio quando ele é muito comprimido, repare na perda de dinâmica, o som fica constante e chapado.