DC Offset inimigo inaudível (ou não)

O DC Offset é um sinal muitas vezes contínuo, de freqüência muito baixa, gerado por algum equipamento no momento da captação de um instrumento ou vocal. Até mesmo uma interface de áudio de má qualidade. Muitas vezes, temos um caminho muito longo entre a fonte sonora e o dispositivo de gravação, geralmente o computador.

Imagine a seguinte situação:

Numa sessão de gravação de guitarra, o som é captado através do captador da guitarra que transforma em impulsos elétricos a vibração das cordas, envia o sinal através do cabo até o case onde estão vários pedais, muitos deles ativos, saindo de um e entrando em outro, após isso, provavelmente será conectado a uma DI-Box, para estar com sinal compatível com a mesa de som, que por sua vez levará o sinal também através de cabos, até uma das entradas de sua interface de áudio.

Seja por meio de cabos de má qualidade, cabos de áudio estarem misturados com fiação elétrica, etc, uma espécie de sinal é captado e enviado a sua interface, e é justamente ela a principal causadora do DC-Offset no momento conversão AD (Analógico para Digital). Ele não chega a ser audível, nem é mostrado em um analisador de espectro, ou seja, você só vai encontra-lo se realmente procurar por ele. Através de uma analisador específico, ele procura pelo sinal característico e mostrando o nível de DC Offset da faixa em questão.Mas afinal, o que é o DC Offset? (What is DC OffSet?)

Li em um fórum a muito tempo atrás uma descrição não técnica para tentar explicar o que era o DC Offset, era mais ou menos assim: “…ele acontece quando a onda de áudio gira fora do eixo…”. A imagem abaixo mostra exatamente a explicação utilizada no fórum:

img - DC-Offset - inimigo inaudivel
Essa é uma faixa que baixei em uma desses sites onde você divulga gratuitamente seu trabalho. Nesse caso é uma musica de uma grupo de Rap Nacional. Pra minha surpresa, essa faixa está masterizada como diz na descrição da faixa no site, Incrível não?
Após a introdução de música, acontece de forma grosseira o DC Offset por alguns minutos, com certeza por alguns instrumento que foi gravado e é tocado justamente nesse intervalo, como não posso simplesmente pegar uma musica e colocar aqui para dizer que ela tem um problema. Vou dizer o que ocorre nesse trecho:
Como ela foi “masterizada” (será), com certeza sofreu todos os processos das masterização, como por exemplo a compressão e limitação. Visualmente é fácil dizer que ela sofreu uma compressão/Limitação muito maior no trecho em questão, já que o áudio foi “deslocado” uns 9dbfs em um dos canais (isso mesmo, nesse caso, o DC Offset reagiu de forma diferente entre os canais), a margem dinâmica foi drasticamente reduzida, sem contar os transientes, que foram perdidos, principalmente na caixa, que é bem presente em relação aos outros instrumentos de percussão.
Abaixo você confere a mesma imagem da onda de áudio, porém com uma linha indicando o correto, e o que foi “perdido”.
img - DC-Offset - inimigo inaudivel
A linha vermelha (DC Offset) indica o quanto o áudio foi “deslocado” em relação a linha amarela (Correto), incrivelmente esse espaço tem aproximadamente 9dBfs, assim já imaginamos que esse trecho sofre 9dBs a mais de compressão/limitação em relação ao restante do áudio, um tremendo absurdo.

Na imagem abaixo você confere o exato momento onde a onda de áudio é deslocada:

img - DC-Offset - inimigo inaudivel
Conclusão:
O DC Offset, apesar de muitas vezes ser inaudível por si só, causa transtornos que são audíveis e comprometem e muito o resultado final de um trabalho, portanto, deve ser o primeiro processo em qualquer arquivo de áudio. Seja ele um simples projeto em seu inicio, podendo acumular DC Offset em todas as pistas ou a Master que pode comprometer todo o trabalho.

Atualizado em 27/01/2012