Por que masterizar com o volume próximo a 83dB SPL?

Como podemos avaliar se o som que ouvimos é bom ou ruim?
Bom, isso é muito subjetivo, não é mesmo? Cada um de nós tem seu gosto e preferência, e ninguém ouve o som da mesma maneira, portanto, acho que aqui não é o melhor lugar para avaliarmos se o som que ouvimos é bom ou ruim e sim como ouvir o som melhor!
O ouvido humano não é nada linear. A linearidade é simplesmente: “o que entra, sai.” Considerando que as duas dimensões do som ​​são a de frequência (em função do tempo) e a do nível (em função da pressão quando ouvimos, e a tensão em nossos equipamentos) é preciso perceber o quão bem os nossos ouvidos podem responder a esse som.
Os seres humanos podem ouvir qualquer coisa em uma faixa de freqüência de 20 Hz a 20 kHz e uma faixa de nível entre o limiar da audição, 0 dB SPL, tão baixo que não ouvimos e cerca de 130 dB SPL, tão alto que é o limiar da dor. Além deste ponto, o som torna-se insuportável para os humanos.
Veja tabela abaixo: “pressão sonora (em Pa) contra a pressão do som (níveis em dB SPL) de ambientes.
Durante o processo de masterização, nós devemos ouvir o áudio em um nível relativamente constante ao redor de 83 dB SPL (na região amarela do gráfico acima) pois um dos principais objetivos da masterização é criar uma matriz que contenha uma sequência de músicas equilibradas em termos de timbres e isso se dá através do equilíbrio das frequências.
Você pode argumentar que a capacidade de perceber os sons corretamente depende exclusivamente das habilidades auditivas de um indivíduo, principalmente a do engenheiro de som e mais ainda do eng. de masterização, tornando-se o ponto mais relevante na arte de masterizar, mas não é só isso.
Nosso ouvido tem muitas particularidades e uma delas, é que com o avanço da idade, começa a nossa queda de capacidade auditiva, quando o limite superior de audição começa a diminuir (Agudos). As Freqüência acima de 16 kHz são afetadas relativamente cedo em nossa vida e em alguns indivíduos pode começar bem mais cedo do que em outros , no entanto, muito mais importante para os engenheiros de som e isso inclui o de masterização , é o fato de que o ouvido humano é um detector de pressão de som sensível, que não tem uma resposta plana spectral, ou seja, não é linear. (Não ouve igualmente todas as frequências em qualquer nível de intensidade ).
Vários estudos feitos por Fletcher-Munson, Robinson-Dadson, e outros, realizados em um grande número de pessoas, têm mostrado que a resposta dos ouvidos em relação as frequências variam de com acordo com o nível sonoro, como demonstrado pelas medições de “contornos de equilíbrio de volumes” percebidos de acordo com os níveis de intensidade (medido em phon) e que são desenhados como linhas contra níveis de pressão sonora reais (em dB SPL) em toda a faixa audível de frequências, descrito na tabela abaixo:
Analisando a tabela, você pode ver que o ouvido humano é mais sensível entre 1 kHz e 5 kHz e que a sua sensibilidade diminui abaixo e acima desta gama dependendo do volume aplicado.
Simplificando, os nossos ouvidos são mais sensíveis às medias altas frequências, e nossa sensibilidade para as frequências altas e baixas diminui à medida que o nível de pressão sonora diminui. Quanto mais alto ouvimos, mais plana resposta se torna a resposta de frequência em nossos ouvidos até um limite que começa a se desequilibrar novamente e é aí que entra o número mágico: 83dB SPL.
Esse é o nível recomendado para a mixagem e masterização porque em níveis próximos de -83 dB SPL, nossa audição se torna plana o suficiente para fazer julgamentos apropriados sobre os graves e os agudos na masterização, e baixa o suficiente para não ser perigoso para nossa saúde em exposição em jornadas de até oito horas de trabalho em estúdio em média.
Portanto, compre um decibelímetro ou um aplicativo para seu iPad ou iPhone e faça um teste. você vai se surpreender com o resultado!