Teste sua audição acima de 16kHz.

Sua audição está envelhecendo neste momento… acredite!

Você consegue escutar frequências acima de 16kHz? Será que isso pode influenciar na sua Mixagem ou Masterização?

Aviso 1

Os testes devem ser feitos com prudencia, use o nível de volume que está acostumado a mixar ou masterizar, você pode ter sérios danos ao seus ouvidos, principalmente se estiver utilizando fones de ouvido. FIQUE ATENTO!!!

Aviso 2

Ainda pensando nos níveis de volume, entenda que os extremos graves podem danificar seus monitores de referencia ou fones. Seja cuidadoso você pode simplesmente destruir os falantes com níveis exagerados.

Aviso 3

Você leu o aviso 1 e 2 ? Estou falando serio, use o nível de volume que está habituado a trabalhar.

O software que iremos utilizar…

Para nossos testes utilizaremos um dos softwares da NHC, o “Tone Generator”. Nele é possível escolher a frequência desejada, de 0Hz a 22kHz. Muito bom para fazer muitos outros tipos de testes. Terá uma tabela com as notas musicais e suas frequências. Possui também gerador de Ruído Brando, Ruído Rosa, etc… Além de poder exportar em WAV para servir de referencia a qualquer momento. Muita atenção na hora de instalar, desmarque as opções para não instalar barras nos seus navegadores nem outros softwares do desenvolvedor.

Após instalar, abra o software, você terá a seguinte janela:

 

Tone Generator
Janela principal do “NCH Tone Generator” (Clique para ampliar)

Legendas:

1 – Play, Stop, Save.

Play Stop = Inicia ou para de tocar a frequência (ou ruído) escolhida por você.
Save, salva em um arquivo WAV o setup que você criou.

2 – Tipo de sinal que será gerado.

Entre eles estão: Sine (o que iremos utilizar), Square…. White Noise, Pink Noise… Sweep… Etc…

3 – Freqüência em Hz.

Neste campo você irá visualizar exatamente qual a frequência que irá tocar, inclusive poderá escolhe-la, bastando dar dois cliques e digitar a frequência desejada.

4 – Note Selector.

Aqui você tem uma vasta tabela de frequências separadas por notas, basta clicar na nota desejada e dar o Play, além de ouvi-la, poderá visualizar qual frequência ela atinge. Para ocultar esta tabela, clique na seta pra baixo, ao lado de “Note Selector”.

5 – Livre controle de frequência.

Este é o campo mais iremos utilizar, nele você é livre para deslizar o controle (botão vermelho) de 0hz a 22kHz, inclusive poderá utilizar este controle enquanto estiver tocando qualquer frequência.

 

Contrate o serviço de Masterização Online, clique aqui

 

Hora do teste

Apesar de ter diversos controles, o software é bem intuitivo e nós iremos utilizar somente o básico.

Faça o seguinte, deixe o volume em um nível seguro (você leu os avisos?), selecione a forma de sinal “Sine”, dê o play (barra de espaços) e vá deslizando o controle (botão vermelho, item 5) para a direita, quando se aproximar de 15/16kHz, vá com calma, e bem lentamente perceba o exato momento em que você começa a ter uma queda no nível de volume. A partir deste ponto você entenderá que terá dificuldades para fazer julgamentos, portanto seja cauteloso na sua mixagem ou masterização ao trabalhar com o equalizador nessas frequências.

O que pode interferir no teste?

-Verifique qual a faixa de frequência de operação da sua interface, geralmente vai de 20Hz a 20kHz
-Tanto os seu Monitores quanto Fones de Ouvidos tem um faixa de frequência de operação, respeite esses limites, principalmente nos extremos graves, pois com certeza você terá danos irreversíveis.

Então não posso trabalhar com áudio?

Não se preocupe, boa parte dos profissionais não conseguem escutar com perfeição essas frequências, e como dito acima, seja prudente ao utilizar equalizador para trabalhar com essas frequências, se tiver dúvidas, utilize medidores de espectro para ter uma noção do que está acontecendo nessa região (mas não se apegue a eles).
Nem todos os estilos atingem consideravelmente essa região, apenas tenha boa referencias para não ter surpresas desagradáveis no futuro.
Por isso que é altamente recomendado trabalhar com nível de 83dB SPL (confira o artigo aqui), pois é nesse nível que você consegue ter uma audição mais linear.
FAÇA O DOWNLOAD NO LINK A SEGUIR: