Descubra a margem dinâmica da sua música

O que é “Margem Dinâmica”?

Antes de falar mais sobre este incrível medidor, é necessário ter em mente o que é a Margem Dinâmica. Resumidamente é a distancia ou faixa entre os picos de Áudio e o RMS ou volume médio. Pouca Margem Dinâmica (denominada daqui pra frente como MR), significa muita compressão ou limitação, o que compromete a sonoridade de sua Mixagem ou Masterização.
Por outro lado excesso de MR pode significar picos não trabalhados. E como eu disse no artigo sobre “Volume Padrão na Masterização“, alguns picos tem duração tão baixa que nem chegamos a ouvi-lo. Por isso temos que buscar uma MR juntamente com a sonoridade desejada, para o estilo que esta sendo produzido no momento.

 

Conhecendo o “TT Dynamic Range Meter”:

TT-DR_leandro_amaral

Descrição:

1-Correlação

Poucas pessoas sabem o que é correlação. Nada mais é do que a relação entre os canais. Mantenha-o sempre positivo para não ter problema com cancelamento entre os canais.

2-Picos
Medidor clássico de picos, não diferenciando em nada de qualquer outro medidor do gênero

3-Margem Dinâmica

Sendo o principal medidor, é nele o seu foco quando a intenção for buscar uma MR adequada para seu trabalho. Quanto maior a dinâmica, “mais verde” ficará a barra de MR. Do contrario ela ficará mais vermelha. E em conjunto com o botão “link” (5) você escolhe entre a dinâmica dos canais separadamente ou uma media entre os 2.

4-Volume Médio (RMS)
Também um medidor clássico. Porém muito importante!

5-Link
Como descrito acima (3), ligando este botão, você terá a média de MR entre os canais.

6-Mono

Você já experimentou ouvir sua produção em mono? Dependendo da situação você ouvirá algo totalmente diferente do que está trabalhando. Principalmente se a correlação (1) for negativa. Com isso você perceberá que alguns instrumentos simplesmente somem ou tem seu timbre alterado. Caso isso esteja acontecendo, “sole” pista por pista e descubra qual delas esta negativando a correlação. Podendo ser causada por excesso de reverb ou delay, entre outros.

7-Reset
Reseta os medidores.

Este sem dúvida é um medidor VST gratuito muito interessante, basta inseri-lo no canal master de seu trabalho e acompanhar a Dinâmica da sua faixa em tempo real.

Medidor Offline

Caso tenha apenas a faixa já finalizada (Masterizada), também poderá fazer essa analise bastando utilizar o TT-DR Offline, conheça-o:
Offline_TT-DR_Norah_Jones_DR9

Descrição:

 

1-Resultado da analise

Esse é o valor da margem dinâmica da faixa analisada

 

2- Margem dinâmica de cada canal

Geralmente não temos uma diferença tão grande entre os canais. Caso ocorra uma diferença muito notável é aconselhado verificar se não temos um desequilíbrio entre os canais.

 

3-Pico máximo dos canais

O pico atingindo por cada canal

 

4-Volume Médio (RMS) de cada Canal

Aqui você confere o RMS de cada canal separadamente

 

5-Nome do aquivo analisado

Tenha a certeza de estar analisando o arquivo correto.

 

6-Load

Clique neste botão para procurar o arquivo para analise. Lembrando que só serão aceitos arquivos de 16bits, sendo eles MP3 ou WAV.

 

7-Cancel

Cancela a analise do momento.

 

8-Progresso da analise

Exibe o quanto sua faixa já foi analisada!

 

Obs.: A versão disponibilizada no site oficial, agora é paga. Porém existe a versão 1.4a (ultima gratuíta).  Onde o medidor Offline tem a opção de analisar uma pasta inteira, dando como resultado a margem dinâmica de um CD inteiro.

Não encontrou a dll do VST?

Por padrão ele é instalado nesta pasta:
C:\Arquivos de programas\Algorithmix\TT-Dynamic-Range 1.x
Dentro dela tem uma pasta chamada “DR-Meter”.
É justamente nela onde está a dll do VST (TT Dyamic Range Meter 1.x.dll), não tem erro.

obs.: Substitua o “x” pela versão em questão.

 

[button_1 text=”Download” text_size=”32″ text_color=”#000000″ text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”40″ styling_height=”20″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#d21004″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://drive.google.com/file/d/1kjBex7ZvBL6_mjg3Cpa-Ak78R8MnWcYR/view?usp=sharing” new_window=”Y”/]

Compactado com o WinRar